Vacina

Rotavírus

CALENDÁRIO

Prematuro, Criança.

O QUE PREVINE

Doença diarreica causada por rotavírus: O rotavírus é causa de gastrenterite grave (diarreia e vômitos) em todo o mundo, principalmente em crianças com menos de 5 anos. Em 2008, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou cerca de 450 mil mortes nesta faixa etária. Por essa razão, a OMS recomendou a adoção das vacinas contra o rotavírus pelos programas nacionais de imunização.

Transmissão: Ocorre pela eliminação dos vírus pelas fezes, contaminando o meio ambiente. Uma pequena quantidade deles é suficiente para causar infecção, razão pela qual são frequentes os surtos em ambientes com muitas crianças, como creches e escolas. A eliminação viral muitas vezes continua por dias, mesmo depois de a criança já ter melhorado e estar sem sintomas.

DO QUE É FEITA

Vacina oral monovalente (VRH1) — contém um tipo de rotavírus vivo “enfraquecido”, além de sacarose, adipatodissódico, meio Eagle modificado Dulbecco (DMEM) e água estéril. Vacina oral atenuada pentavalente (VR5) — é composta por cinco tipos de rotavírus vivosenfraquecidos”, sacarose, citrato de sódio, fosfato de sódio monobásico monoidratado, hidróxido de sódio, polissorbato 80, meios de cultura e traços de soro fetal bovino.

INDICAÇÃO

Bebês de 6 semanas a 8 meses e 0 dia. A primeira dose deve ser obrigatoriamente aplicada até a idade de 3 meses e 15 dias, e a última dose até os 7 meses e 29 dias.

CONTRAINDICAÇÃO

Crianças fora da faixa etária citada acima; com deficiências imunológicas por doença ou uso de medicamentos que causam imunossupressão; com alergia grave (urticária disseminada, dificuldade respiratória e choque anafilático) provocada por algum dos componentes da vacina ou por dose anterior dela; e com doença do aparelho gastrintestinal ou história prévia de invaginação intestinal.

ESQUEMA DE DOSE

VRH1 — Para crianças a partir de 6 semanas de idade: em duas doses, com intervalo mínimo de quatro semanas. Esquema padrão: 2 e 4 meses de idade. VR5 — Para crianças a partir de 6 semanas de idade: três doses, com intervalo mínimo de quatro semanas. Esquema padrão: 2, 4 e 6 meses de idade. Sobre ambas as vacinas — A idade máxima para começar a vacinação é 3 meses e 15 dias. Se houver atraso, a imunização não poderá ser feita. Da mesma forma, a idade máxima para a última dose é 7 meses e 29 dias.

FABRICANTE

MSD

CUIDADOS ANTES, DURANTE E APÓS A VACINAÇÃO

Adiar a vacinação em bebês com febre moderada a alta (acima de 38°C) ou diarreia intensa, até que ocorra a melhora desses sintomas. Não há problema se a febre for baixa ou a diarreia de leve intensidade, sem provocar desidratação. Bebês de mães portadoras do vírus HIV podem ser vacinados se não tiverem sinais de deficiência imunológica. Não há problema em vacinar bebês que convivem com pessoas com deficiência imunológica. Não é preciso dar outra dose se o bebê golfar ou regurgitar após tomar a vacina. Sintomas de eventos adversos graves ou persistentes, que se prolongam por mais de 24 a 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas. Eventos adversos inesperados ou graves devem ser notificados.

Quer mais informação sobre alguma vacina?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
vacina

Compartilhe com um amigo:

Contato sobre Vacina Rotavírus

    Mais sobre vacinas…

    Atendimento Domiciliar

    Atendimento Domiciliar

    O Lustosa oferece mais comodidade para você e sua família com a opção de Vacinação em Domicílio. Os atendimentos podem ser realizados em sua casa ou no trabalho.

    Agende data e horário com nossa equipe. Ligue 2104-1234 ou preencha o formulário e aguarde nosso contato.

    Serviço de vacinas do Lustosa

    Serviço de vacinas do Lustosa

    Se você quiser agendar seu atendimento, fazer um orçamento ou tirar dúvidas sobre vacinas, acesse nosso formulário e envie a sua mensagem.

    Unidade vacinadora

    Unidade vacinadora Lustosa

    Caso deseje fazer sua vacinação na unidade vacinadora do Lustosa, o endereço é: Av. Francisco Sales, 1.499. Não é necessário agendamento prévio e o atendimento é por ordem de chegada.

    Venha nos fazer uma visita.

    FAQs

    Tire suas dúvidas em nosso FAQ

    Ainda em dúvida sobre alguma vacina?

    Confira no FAQ do Lustosa mais informações sobre os imunizantes para garantir a você e sua família o melhor atendimento.

    Acesse e saiba mais.

    Veja também…

    Atendimento Domiciliar

    Um atendimento diferenciado para ajudar você a cuidar da sua saúde e de sua família. Serviço disponível em casa ou no trabalho, seja para exames ou vacinas.

    Fique por Dentro

    Fique por Dentro

    Tenha acesso às últimas novidades do Lustosa e à diversas dicas de saúde acessando o espaço Fique Por Dentro.

    Vacinas

    A vacinação é uma das medidas mais importantes para manter a saúde em dia e no Lustosa esse cuidado é realizado com segurança e comodidade.

    Exames de Imagem

    Toda a qualidade que você já conhece também disponível no serviço prestado pela clínica do nosso grupo desde 2019, a Ecocenter.

    Orçamento

    Para cuidar bem da sua saúde, o Lustosa também preza por ter preços acessíveis e que te apoiam em estar com exames e vacinas em dia.

    Exames Laboratoriais

    Exames Laboratoriais

    Quer saber quais exames laboratoriais estão disponíveis no Lustosa? Ou ainda as orientações de preparo e prazo de entrega? Consulte agora mesmo