VACINA NÃO DISPONÍVEL

Vacina

Poliomielite

CALENDÁRIO

Prematuro, Criança.

O QUE PREVINE

Poliomielite (paralisia infantil).

DO QUE É FEITA

Vacina Oral Poliomielite (VOP) — É uma vacina oral atenuada trivalente, ou seja, composta pelos vírus da pólio tipos 1, 2 e 3, vivos, mas “enfraquecidos”. Contém ainda cloreto de magnésio, estreptomicina, eritromicina, polissorbato 80, L-arginina e água destilada. Vacina Inativada Poliomielite (VIP) — Por ser inativada, não tem como causar a doença. É uma vacina trivalente e injetável, composta por partículas dos vírus da pólio tipos 1, 2 e 3. Contém ainda 2-fenoxietanol, polissorbato 80, formaldeído, meio Hanks 199, ácido clorídrico ou hidróxido de sódio. Pode conter traços de neomicina, estreptomicina e polimixina B, utilizados durante a produção.

INDICAÇÃO

Devido à erradicação da poliomielite em diversas regiões do mundo e também para evitar a paralisia que pode ser causada pelo vírus contido na vacina oral (VOP), a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que países como o Brasil, de baixo risco para o desenvolvimento da doença, passem a utilizar a vacina inativada (VIP), sempre que possível. Após essa orientação, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) adotou, em 2012, o esquema sequencial composto por duas doses VIP e as demais com VOP. Em 2016, nova alteração: VIP nas três primeiras doses e VOP nos reforços e campanhas anuais de vacinação. A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) orienta que a VIP seja a vacina de preferência na administração de todas as doses. A vacina poliomielite é indicada de rotina para todas as crianças menores de 5 anos. Para viajantes adolescentes e adultos com destino à Nigéria, ao Paquistão e ao Afeganistão, onde a poliomielite ainda existe, ou onde há risco para transmissão (principalmente alguns países da África), também devem receber uma dose da vacina.

CONTRAINDICAÇÃO

VOP — Em crianças com febre moderada a alta (acima de 38ºC), a vacinação deve ser adiada até que o quadro clínico melhore. Importante: Diarreia e vômitos leves não contraindicam a vacinação, mas é aconselhável adiá-la ou repetir a dose após quatro semanas. São contraindicações inquestionáveis a vacinação de: pessoas com deficiência do sistema imunológico causada por doença ou medicamentos; portadoras do vírus do HIV; gestantes e todos os que convivem com esses grupos; pessoas que sofreram anafilaxia após o uso de componentes da fórmula da vacina (em especial os antibióticos neomicina, polimixina e estreptomicina); pessoas que desenvolveram a pólio vacinal após dose anterior. VIP — A história de reação alérgica grave (anafilaxia) à dose anterior da vacina, ou a algum de seus componentes, contraindica doses futuras.

ESQUEMA DE DOSE

A imunização contra a poliomielite deve ser iniciada a partir dos 2 meses de vida, com novas doses aos 4 e 6 meses, além dos reforços entre 15 e 18 meses e aos 5 anos de idade. VIP — Na rotina de vacinação infantil: aos 2, 4 e 6 meses, com reforços entre 15 e 18 meses e entre 4 e 5 anos de idade. Na rede pública as doses de reforço, a partir de um ano de idade, são feitas com VOP. VOP — Na rotina de vacinação infantil nos postos de saúde, é aplicada uma dose aos 15 meses e aos 4 anos de idade, na rotina e em campanhas de vacinação para crianças de 1 a 4 anos. O Ministério da Saúde (MS) também administra esta vacina em viajantes de qualquer idade que se dirigem a países onde a poliomielite ainda existe e onde há risco de transmissão do vírus.

FABRICANTE

Bio-manguinhos / Fiocruz

CUIDADOS ANTES, DURANTE E APÓS A VACINAÇÃO

Para ambas as vacinas — Em caso de febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra a melhora. Qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou. Sintomas de eventos adversos graves ou persistentes devem ser investigados para verificação de outras causas. VOP — É aconselhável interromper a amamentação por uma hora antes e depois da administração da vacina. Se o bebê golfar ou vomitar, é preciso repetir a dose. Nota: A VOP não deve ser administrada em bebês que se encontram hospitalizados. Também não deve ser administrada em crianças que convivem com imunodeprimidos.

Quer mais informação sobre alguma vacina?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
vacina

Compartilhe com um amigo:

Contato sobre Vacina Poliomielite

    Mais sobre vacinas…

    Atendimento Domiciliar

    Atendimento Domiciliar

    O Lustosa oferece mais comodidade para você e sua família com a opção de Vacinação em Domicílio. Os atendimentos podem ser realizados em sua casa ou no trabalho.

    Agende data e horário com nossa equipe. Ligue 2104-1234 ou preencha o formulário e aguarde nosso contato.

    Serviço de vacinas do Lustosa

    Serviço de vacinas do Lustosa

    Se você quiser agendar seu atendimento, fazer um orçamento ou tirar dúvidas sobre vacinas, acesse nosso formulário e envie a sua mensagem.

    Unidade vacinadora

    Unidade vacinadora Lustosa

    Caso deseje fazer sua vacinação na unidade vacinadora do Lustosa, o endereço é: Av. Francisco Sales, 1.499. Não é necessário agendamento prévio e o atendimento é por ordem de chegada.

    Venha nos fazer uma visita.

    FAQs

    Tire suas dúvidas em nosso FAQ

    Ainda em dúvida sobre alguma vacina?

    Confira no FAQ do Lustosa mais informações sobre os imunizantes para garantir a você e sua família o melhor atendimento.

    Acesse e saiba mais.

    Veja também…

    Atendimento Domiciliar

    Um atendimento diferenciado para ajudar você a cuidar da sua saúde e de sua família. Serviço disponível em casa ou no trabalho, seja para exames ou vacinas.

    Fique por Dentro

    Fique por Dentro

    Tenha acesso às últimas novidades do Lustosa e à diversas dicas de saúde acessando o espaço Fique Por Dentro.

    Vacinas

    A vacinação é uma das medidas mais importantes para manter a saúde em dia e no Lustosa esse cuidado é realizado com segurança e comodidade.

    Exames de Imagem

    Toda a qualidade que você já conhece também disponível no serviço prestado pela clínica do nosso grupo desde 2019, a Ecocenter.

    Orçamento

    Para cuidar bem da sua saúde, o Lustosa também preza por ter preços acessíveis e que te apoiam em estar com exames e vacinas em dia.

    Exames Laboratoriais

    Exames Laboratoriais

    Quer saber quais exames laboratoriais estão disponíveis no Lustosa? Ou ainda as orientações de preparo e prazo de entrega? Consulte agora mesmo