A adesão ao uso de exames genéticos em neonatologia, principalmente em recém-nascidos sem sintomas, ainda é incipiente no Brasil. São exames que não substituem o “Teste do Pezinho”, mas que ampliam sobremaneira a possibilidade de detecção precoce de anomalias genéticas. Seu uso deve ser acompanhado de aconselhamento genético.
Em RNs agudamente doentes e em outros casos onde há suspeita de doenças raras o valor dos exames genéticos é incalculável e permitem o diagnóstico precoce de distúrbios metabólicos e MODY, doenças musculares, algumas epilepsias, transtornos do desenvolvimento infantil, entre outras.
Para mais informações entre em contato com nossa equipe. Envie sua mensagem.
CONHEÇA MAIS SOBRE OS PRINCIPAIS EXAMES DISPONÍVEIS
Teste da Bochechinha
Teste de triagem neonatal molecular capaz de identificar precocemente mais de 310 doenças graves, silenciosas e tratáveis, desenvolvidas na primeira infância.
CGH-array
Detecção por microarranjos de ganhos ou perdas de material genético (duplicações ou deleções do DNA) no genoma pré ou pós-natal.
Cariótipo
Exame realizado a partir do bandeamento de Giemsa (G), onde todos os cromossomos são visualizados a partir de células em metáfase, propiciando a identificação de alterações numéricas e estruturais.
Sequenciamento do Exoma
Sequenciamento paralelo em larga escala (SLE ou NGS) das regiões codificantes de todos os genes nucleares do genoma humano.