Todos os cânceres resultam de alterações na sequência do DNA celular, gerando a multiplicação celular descontrolada. Ou seja, todos os cânceres têm fundo genético. O que, no entanto, não significa que todos os cânceres sejam herdados (hereditários) por meio de alterações do DNA recebidas dos pais biológicos.
A maioria dos casos de cânceres é esporádica (cerca de 85 a 90%), resultando de alterações do DNA (mutações) que podem ocorrer devido ao envelhecimento, fatores ambientais e estilo de vida, entre outros fatores.
Câncer Hereditário
Em cerca de 10 a 15% dos casos pode haver a contribuição de mutações do DNA herdadas, que ocasionam risco maior de desenvolver câncer ao longo da vida, principalmente em idades mais jovens, e que podem ser suspeitadas pelo maior número de casos em algumas famílias.
O Lustosa Genômica disponibiliza exames laboratoriais para as principais síndromes relacionadas a Câncer Hereditário e para a identificação de mutações pontuais ou específicas para um gene, que permitem o diagnóstico e o aconselhamento genético.
Para mais informações entre em contato com nossa equipe. Envie sua mensagem.
CONHEÇA MAIS SOBRE OS PRINCIPAIS EXAMES DISPONÍVEIS
Painel para Câncer Hereditário
Painel de sequenciamento paralelo em larga escala (SPLE ou NGS). São sequenciados 141 genes com análise de CNVs associados ao risco de câncer hereditário.
Sequenciamento e MLPA dos genes BRCA1 e BRCA2
Sequenciamento paralelo em larga escala (SPLE ou NGS) e amplificação de sondas multiplex dependentes de ligação (MLPA) para verificar o número de cópias dos genes BRCA1 e BRCA2.
Painel para Câncer Hereditário Ampliado, NGS (257 genes)
Painel de sequenciamento paralelo em larga escala (SPLE ou NGS). São sequenciados 257 genes associados ao risco genético aumentado de desenvolver câncer.