SOPAS GOSTOSAS E NUTRITIVAS PARA APROVEITAR O INVERNO

Tamanho da fonte:
Sopas gostosas e nutritivas para aproveitar o inverno

Quando chega essa época de friozinho, vêm também aquela vontade de uma comidinha bem quente. Para te ajudar, nós separamos três receitas de sopas deliciosas e nutritivas para você aproveitar esse tempinho da melhor forma.

Sopa de mandioquinha com carne e agrião

A mandioquinha apresenta um alto teor de vitaminas do complexo B e vitamina C. Ela ajuda a regular o funcionamento do intestino, diminui a absorção de açúcar e colesterol, bem como prolonga a sensação de saciedade.

Ingredientes:

1kg de mandioquinha em pedaços

Sal e pimenta-do-reino a gosto

2 xícaras (chá) de leite

1 xícara de caldo de legumes (de preferência, feito em casa)

2 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

2 colheres (sopa) de extrato de tomate

500g de acém em cubos

1 maço de agrião picado

Serve 5 porções

Modo de preparo:

Em uma panela, cozinhe a mandioquinha em água fervente e sal, em fogo médio, até amaciar. Escorra, despeje metade no liquidificador e bata com o leite e o caldo de legumes até que fique uma mistura homogênea. Reserve. Aqueça uma panela de pressão com a manteiga, em fogo alto, e frite a cebola e o alho até dourar. Adicione o extrato, a carne temperada com sal e pimenta e refogue por mais 5 minutos. Cubra com água, tampe e cozinhe, em fogo baixo, por 20 minutos, após iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela. Volte a panela ao fogo, junte o agrião, a mandioquinha batida, a mandioquinha em pedaços e cozinhe até levantar fervura. Misture mais água ou leite, caso ache necessário, sal, pimenta e desligue. Transfira para cumbucas e sirva.

Caldo de abóbora com carne moída

A abóbora é uma boa fonte de betacaroteno, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina E, que têm propriedades antioxidantes. Ainda é rica em fibras e fonte de cálcio, ferro, fósforo e potássio. Ajuda na prevenção de doenças coronárias, ao abaixar a pressão arterial e melhora a visão e a saúde dos olhos.

Ingredientes:

1 abobora inreira

Sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto

1,3kg de abóbora moranga em cubos

4 xícaras (chá) de caldo de legumes (de preferência, feito em casa)

1 xícara de leite

1 colher (sopa) de maisena

4 colheres (sopa) de azeite

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

500g de carne moída

2 tomates picados

2 colheres (sopa) de extrato de tomate

1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado

Cebolinha picada para decorar

Serve 8 porções

Modo de preparo:

Corte uma tampa da abóbora e retire as sementes com ajuda de uma colher. Passe azeite e sal dentro da abóbora e embrulhe-a em papel-alumínio. Leve ao forno médio, pré aquecido, por 30 minutos ou até ficar 'al dente'. Retire e reserve. Coloque a abóbora em cubos e o caldo de legumes em uma panela grande, leve ao fogo médio e cozinhe até amaciar. Desligue, deixe amornar e transfira para o liquidificador com o caldo do cozimento, junte o leite e a maisena e bata até ficar homogêneo. Reserve.

Aqueça uma panela com o azeite, em fogo médio e frite a cebola e o alho até dourar. Junte a carne moída e refogue até secar toda a água. Adicione o tomate, o extrato, o cheiro-verde e refogue por 3 minutos. Junte o creme de abóbora, tempere com sal e pimenta e cozinhe por 5 minutos depois de ferver. Transfira para dentro da abóbora reservada, decore com a cebolinha e sirva.

Caldo verde com gengibre

O gengibre é rico em vitamina B6, potássio e magnésio. Ele auxilia na perda de peso, combate da azia e gases intestinais, além de atuar como antioxidante e anti-inflamatório.

Ingredientes:

3 abobrinhas picadas sem as sementes

3 e 1/2 xícaras (chá) de água

Sal e pimenta-do-reino a gosto

2 colheres (sopa) de azeite

2 dentes de alho picados

2 colheres (sopa) de gengibre picado

2 cenouras em rodelas

1 maço de couve fatiada

Folhas de manjericão para decorar

Serve: 5 porções

Modo de preparo:

Coloque a abobrinha, 3 xícaras (chá) da água, sal e pimenta em uma panela e cozinhe até ficar bem macia. Desligue e bata com um mixer na própria panela até ficar cremoso. Reserve. Volte a panela ao fogo médio com o azeite e frite o alho e o gengibre por 2 minutos. Adicione a cenoura e refogue por 2 minutos. Acrescente a água restante e cozinhe por 2 minutos. Despeje a abobrinha batida e cozinhe até ferver. Junte a couve fatiada, acerte o sal e cozinhe por mais 3 minutos. Transfira para sopeiras, decore com manjericão e sirva em seguida.

Aproveite o friozinho da forma mais gostosa possível e ainda cuide da saúde. Bom apetite!

  • Compartilhar: