Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção

Home / Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção

O Laboratório Geraldo Lustosa, em parceria com os Laboratórios DB e Omega (EUA), oferece exames toxicológicos. A amostra biológica usada são fios de cabelo ou pelos. Saiba mais sobre este serviço:

UNIDADES QUE REALIZAM O EXAME TOXICOLÓGICO NO LUSTOSA

Agende seu exame pelo 2104-1201 ou vá até uma das unidades abaixo.

BELO HORIZONTE

-CENTRO – R. Carijós, 146 - Centro, Belo Horizonte

                 Horário da coleta: 2ª a 6ª das 9h às 15h

                                           Sábados das 9h às 10:30h

BETIM

-BETIM – Av. Governador Valadares, 815 - Centro, Betim

              Horário da coleta: 2ª a 6ª das 9h às 12h

                                        Sábados das 9h às 10:30h

CONTAGEM

-CONTAGEM – Av. João César de Oliveira, 965 - Eldorado, Contagem

                     Horário da coleta: 2ª a 6ª das 9h às 14h

                                                Sábados das 9h às 10:30h

 

 O EXAME

O que é o exame?

O exame toxicológico de larga janela de detecção visa identificar em cabelo ou pelo a presença de vestígios metabólicos de substâncias narcóticas e estimulantes (drogas), que se depositam nos fios de modo cumulativo após o consumo.

Como é feita a coleta do material?

Preferencialmente na parte posterior da cabeça, serão coletados 04 cm de cabelo a partir da região mais próxima do couro cabeludo. Esta amostra terá em média 120 fios.

Caso não seja possível a coleta de cabelos podem-se obter pelos de outras regiões do corpo, tais como axilas, peitoral, púbis, braços e pernas. Nesta condição, serão cortados os pelos próximos à pele, retirando quantidade compatível a uma bola de 02 cm de diâmetro.

Em ambas as situações serão coletadas duas amostras por paciente (prova e contraprova).

Qual a preparação para o exame?

Os cabelos e pelos deverão estar livres de gel modelador, cremes e produtos de enxague.

O paciente deverá informar todas as medicações usadas nos últimos meses, com a finalidade de avaliação de possíveis interferências. Aconselha-se que o paciente tenha posse dos receituários médicos dos últimos 180 dias.

Como é feita a liberação de resultados?

Resultados negativos, sem detecção de drogas, serão disponibilizados para o paciente e órgãos oficiais brasileiros necessários ao atendimento de Leis e Portarias ou para o contratante do serviço, sem a realização de testes adicionais.

Resultados reagentes, que poderão indicar a presença de drogas, serão submetidos a testes confirmatórios específicos. Uma vez confirmado, o resultado do teste será disponibilizado ao paciente e aos órgãos oficiais brasileiros necessários ao atendimento de Leis e Portarias ou para o contratante do serviço.

OBS.: O resultado será disponibilizado somente na unidade em que foi realizado o exame, e não estará disponível para acesso em nosso site.

O prazo para a entrega do resultado do exame toxicológico é de até 15 dias úteis após a coleta do material biológico pelo Laboratório Geraldo Lustosa.

Dúvidas podem ser esclarecidas em nosso Serviço de Informação ao Cliente no (31) 2104-1201.

FORMAS DE PAGAMENTO

Em até 05 vezes no cartão de crédito.

Pacotes especiais para empresas. Confira com nosso setor comercial no 31 2104-1227 ou comercial@lustosa.com.br.

NOSSOS PARCEIROS

Os exames toxicológicos são enviados do Brasil para os Estados Unidos pelo Laboratório DB, que é certificado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos - PALC. Já o processamento do exame é realizado no Laboratório Omega, situado nos Estados Unidos, que tem acreditação pelo Colégio Americano de Patologia Clínica - CAP

LEI 13.103

A Lei Federal 13.103 tornou obrigatória, desde 2015, a realização de exames toxicológicos de larga janela – que detecta consumo por longo período – para habilitação e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) das categorias C, D e E. Além disso, para realização de processos de admissão e desligamento de motoristas contratados pela CLT há obrigatoriedade destes exames. Ou seja, a lei impacta motoristas de transporte rodoviário de cargas e de passageiros (ônibus, vans escolares, entre outros).

PERGUNTAS FREQUENTES

O exame toxicológico de cabelo testa álcool?

Não será detectada concentração de álcool nas amostras de cabelo.

Por até quanto tempo o exame acusa o uso de drogas?

O exame realiza análise retroativa de 90 dias, podendo se estender por período de até 180 dias, desde que se ajustado os procedimentos de coleta dos materiais.

Em caso de pouco pelo/cabelo, posso fazer exame de sangue/urina/saliva?

Não. A única maneira de execução do exame é por meio de amostras de cabelo/pelo. Em caso de dúvidas entre em contato com o Laboratório Geraldo Lustosa.

 

Orçamento

 

Orçamento Ícone

Faça seu orçamento sem sair de casa ou do trabalho.

 

Garanta mais tempo para você!